Representantes do setor agropecuário de Rondônia discutem projeto para desenvolvimento no meio rural
Através de uma videoconferência, representantes do setor produtivo em Rondônia tiveram a oportunidade de conhecer as ações do projeto Agronordeste lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O encontro reuniu superintendentes do MAPA e presidentes das emateres de todos os estados da região Norte, entre eles, o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão. Diante da perspectiva apresentada, já se discute a criação do projeto Agronorte.
O programa Agronordeste foi implantado em 1º de outubro deste ano e deve abranger 230 municípios dos nove estados do nordeste e parte de Minas Gerais em uma ação voltada para pequenos e médios produtores rurais. O objetivo do encontro foi fomentar a discussão visando à possibilidade de se implantar um projeto semelhante na região Norte, o Agronorte.
Dentre as propostas do Agronordeste está contribuir para que os pequenos e médios produtores que já comercializam parte de sua produção, porém com dificuldade para expandir seu negócio, tenham a oportunidade de gerar mais renda e emprego na região onde produzem e vivem. Outra ação seria aumentar a cobertura de assistência técnica e ampliar o mercado consumidor da produção local a fim de fortalecer a organização dos produtores rurais visando qualificar e agregar valor ao produto.
O presidente Luciano e o diretor técnico da Emater-RO, Anderson Kühl, acompanharam a videoconferência na sede do MAPA em Rondônia e deverão, junto com os representantes do segmento de elaboração das políticas públicas agrícolas para o estado, promover o levantamento das informações necessárias e discutir a viabilidade do projeto para a região.