Reunidos em Brasília, no DF, para uma ampla discussão das ações de Ater, presidente das Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural do país pedem mais recursos para fortalecimento dos serviços prestados aos produtores rurais. O lançamento do pacto pela reconstrução da Ater pública brasileira contou com a participação de entidades representativas de setores como: Asbraer, Anater, Faser, Consepa e Contag, todos voltados para o desenvolvimento do setor produtivo nacional. Durante os debates presidente da Emater-RO propõe inclusão de recursos da educação para assistência técnica e extensão rural

Pacto visa ampliar o atendimento de Ater.

O evento foi realizado no dia 7 de novembro, no plenário 1 da Câmara dos Deputados e contou com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, presidente da Asbraer Nivaldo Moreno Magalhães, presidente da Anater Ademar Silva Júnior entre outras autoridades de relevante importância no segmento quando também foi instalada a Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

Em uma de suas primeiras ações a Frente já apresentou um pacto pelo fortalecimento que prevê um novo programa nacional para a Ater, com propostas que visam ampliar o atendimento de assistência técnica e a extensão rural a dois milhões de pequenos agricultores até 2023. A princípio foram apresentadas sete propostas que deverão dar mais autonomia à Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e, entre outros, a possibilidade de coordenar bancos de dados estratégicos de produtores rurais.

Amostra do café robustas da Amazônia é apresentado no lançamento do Pacto de Ater.

O evento contou ainda com uma audiência pública pelo fortalecimento da Ater, com a ministra Tereza Cristina e os representantes do segmento debatendo os desafios, dificuldades e oportunidades para os serviços de assistência técnica e extensão rural prestados. Para suprir as perdas orçamentárias foi sugerido que 0,01% dos recursos do pré-sal, assim como recurso do biodiesel, entre outros passassem a financiar as ações de Ater.

Durante esses debates o presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, propôs a destinação de recursos da educação para Ater. “Nos fazemos extensão rural e a extensão rural é uma formação, de forma informal, mas continuada, talvez fosse interessante se a gente conseguisse aqui um pouco de recurso da educação para assistência técnica e extensão rural”, explicou Brandão.

Também foram cobradas mais parcerias com o governo federal e a ministra Tereza Cristina pediu aos deputados mais apoio com a inclusão dede emendas parlamentares ao orçamento do setor. Na oportunidade, ela recebeu das mãos do presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, uma amostra do café robustas da Amazônia.

Fotos: EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/11/Lancamento-Pacto-Ater-07-11-2019-foto-EMATER-RO-4.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/11/Lancamento-Pacto-Ater-07-11-2019-foto-EMATER-RO-4-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasReunidos em Brasília, no DF, para uma ampla discussão das ações de Ater, presidente das Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural do país pedem mais recursos para fortalecimento dos serviços prestados aos produtores rurais. O lançamento do pacto pela reconstrução da Ater pública brasileira contou com a participação...