Costa Marques terá primeiro encontro de artesãos
No próximo dia 24 de setembro o município de Costa Marques, a 750 quilômetros de Porto Velho, abre espaço para a realização do 1º Encontro de Artesãos da região. O evento, promovido pelo governo do estado, por meio da Emater-RO em parceria com a prefeitura local, visa integrar, socializar e promover a valorização dos artesãos, além de oferecer a emissão da carteira de nacional de artesão. O Encontro será realizado em dois momentos, sendo um na Câmara Municipal local e outro na sede da Associação Quilombolas do Forte Príncipe da Beira.
Os artesãos rondonienses vêm ganhando cada vez mais espaço. É comum vê-los apresentando seus trabalhos nos grandes eventos do estado, principalmente naqueles que promovem a potencialidade, a exemplo da Rondônia Rural Show que, em suas oito edições abriu espaço para que eles pudessem comercializar o seu produto.
Em Costa Marques, a parceria Prefeitura/Emater-RO tem incentivado os artesãos locais a desenvolver suas habilidades realizando eventos que possam ampliar sua visibilidade junto ao mercado consumidor. No início do mês de agosto deste ano foi realizada a 1ª Feira de Artesanato de Costa Marques, no intuito de contribuir para que o artesão pudesse divulgar e vender seu trabalho, além de conhecer técnicas de produção e de gestão de negócios do setor. “O evento é oportuno porque além de socializar os artesãos e emitir a carteira nacional do Artesão, estaremos trabalhando a organização da produção no intuito de promover o aumento da renda familiar”, explica o extensionista da Emater-RO em Costa Marques responsável pelo evento, Jorge Brito Mugrabi.
O Encontro será realizado no dia 24 de setembro em duas etapas: A primeira, a partir das 8h, na Câmara Municipal de Costa Marques, onde será realizada a abertura oficial com a presença de autoridades convidadas e palestras sobre o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), a ser proferida pela coordenadora do programa na Superintendência Estadual da Juventude, Cultura e Lazer (Sejucel), Wellida Sodré; e para demonstração de técnicas de artesanato para emissão da carteira nacional de artesão, com encerramento às 12h. A partir das 14h as mesmas palestras serão proferidas para um novo público na sede da Associação dos Quilombolas do Forte Príncipe da Beira.