Produtores rurais de Vale do Anari participam de oficina de incentivo ao uso da capineira
Cerca de 40 produtores rurais participaram da oficina sobre implantação, utilização e manutenção de capineira na região do Vale do Anari. O evento foi uma iniciativa da Emater-RO realizado em parceria entre o governo estadual, Secretaria de Estado da Agricultura e Prefeitura local. Com o manejo correto da capineira o produtor rural poderá utilizar eficientemente o recurso da forragem, possibilitando ao animal uma alimentação mais saudável e um maior potencial para o resultado produtivo.
A capineira é uma área destinada ao cultivo com gramíneas de elevado potencial produtivo para obtenção de forragens, servindo de alimentação verde, principalmente na época da seca, quando há escassez de água e maior dificuldade para produção natural de gramíneas. O manejo correto de uma capineira permite utilizar o recurso forrageiro com mais eficiência, permitindo ao produtor ruralfazer até oito cortes por ano, com rendimento superior a 200 toneladas de capim picado, garantindo assim a alimentação de seu rebanho.
A oficina sobre implantação, utilização e manutenção de capineira realizada pela Emater-RO em Vale do Anari contou com palestras e demonstração de métodos. Para realizar a demonstração de método, os extensionistas da Emater-RO, acompanhados pelo médico veterinário Patrick Pionte, implantaram uma área com capim napier roxono local do evento.
As palestras ficaram por conta da extensionista social da Emater-RO, Fabiana de Souza, que falou sobre a coleta de solo para análise, seguida de demonstração do método da atividade. Logo após foi realizada uma palestra pelo engenheiro agrônomo Wilson Ávila sobre a implantação de capineira e também feita a demonstração do método da atividade.
O extensionista da Emater-RO Romildo Lemos abordou a utilização, ensilagem da capineira e aditivos também finalizando sua palestra com a demonstração do método. Na sequencia, o gerente local da Emater-RO, extensionista André Cortês falou sobre administração de capineira a fresco com a utilização de ureia e enxofre, ressaltando o cuidado que o produtor deve adotar para a utilização da prática deste suplemento volumoso.
O médico veterinário Patrik Pionte, que possui larga experiência na área e vem contribuindo para a capacitação de técnicos e produtores em diversos cursos voltados para o melhoramento da genética animal, abordou o tema produção de silagem de baixo custo e viabilidade, comprovando que é economicamente viável a implantação e utilização de capineira.
A utilização de capineira e seu uso através de um manejo correto é sem dúvida, uma excelente alternativa para o período de estiagem, permitindo que haja disponibilidade de forragens suficiente minimizar adequadamente o problema falta de alimentação nesse período e evite surpresas desagradáveis, contribuindo assim, para a manutenção da qualidade e produtividade animal.