Liberação de crédito rural fortalece cafeicultura em Alvorada do Oeste
A lavoura cafeeira dos baianos em Alvorada do Oeste já é referência no estado. Com 60 hectares de café clonal plantado, a maior parte em fase de produção, a estimativa para este ano é uma produção aproximada de quatro a cinco mil sacas de café. Investindo na cultura há mais de 30 anos, a família que nunca desacreditou no café acaba de agregar mais dois tratores.
O projeto de investimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) foi elaborado pelos técnicos da Emater-RO que há anos prestam assistência técnica à família, sediada na Linha 64 do município de Alvorada do Oeste.
Claudinei Alves Moreira investiu em um trator cafeeiro e uma plaina pelo Pronaf Mais Alimento, totalizando um investimento no valor de R$ 134.260,00, enquanto que Paulo Roberto Alves adquiriu o segundo trator e 26 matrizes de corte, que totalizou R$ 164.768,29. Foram quase 300 mil reais de investimento, liberados através do Banco do Brasil que serão muito importantes para o fortalecimento da cafeicultura na região.
Segundo o gerente da Emater-RO local, Geovani Tomiazzi, esse projeto foi elaborado com sustentabilidade de aplicação do crédito rural no campo, no intuito de promover o desenvolvimento da propriedade em tecnologia.