Emater-RO e BNDES discutem a disponibilização de recursos do Fundo Amazônia
A diretora-presidente da Emater-RO, acompanhada de técnicos da autarquia, reuniu-se com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) para discutir a captação de recursos através do Projeto do Fundo Amazônia. A reunião está sendo realizada nesta terça-feira (26), na sede da Embrapa, em Porto Velho.
O Fundo Amazônia tem por finalidade captar doações para investimentos não-reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal. A Emater-RO, com apoio de parlamentares, vem discutindo a captação desses recursos desde meados de março, para atender as necessidades de agricultores familiares na regularização de suas propriedades junto ao órgão ambiental. “A proposta é dar início à execução do projeto Reviverde, atendendo agricultores familiares na viabilização do Programa de Regularização Ambiental de Rondônia e promover a regularidade plena dos imóveis rurais, junto ao Cadastro Rural Ambiental (CAR)”, explica Albertina.
Gerido pelo BNDES, além da captação de recursos, o Fundo Amazônia também é responsável pela contratação e do monitoramento dos projetos e ações apoiados. Para executar o projeto a Emater-RO contará com parceiros de grande importância para o desenvolvimento do estado, entre os quais: Secretarias de Estado da Agricultura (Seagri), Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), além de instituições de educação, pesquisa e fomento.