Emater-RO fala sobre importância da compostagem na produção de alimentos para alunos do Instituto Abaitará
Cerca de 50 alunos do terceiro ano do curso de técnico agropecuário em agroecologia do Instituto Estadual de Educação Rural Abaitará, participaram de palestra sobre agroecologia e demonstração de métodos sobre compostagem oferecida pela parceria entre governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Emater-RO e Instituto Abaitará. Professores e técnicos do instituto também participaram e tiveram a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos no intuito de repassar às demais turmas que não puderam estar presentes durante as atividades.
Durante as atividades foram realizadas atividades como: palestra sobre agroecologia, com apresentação de conceitos, e a importância da produção de alimentos saudáveis e de qualidade; preservação e recuperação de solos degradados; utilização de adubação verde; cidadania e responsabilidade social; diversificação da produção e geração de renda, além de abordar sobre estratégias e tecnologias alternativas de produção para garantir a permanência do jovem no campo com dignidade, sustentabilidade e renda. Também foram realizadas atividades de campo com prática de elaboração da compostagem ao lado da horta do Instituto.
O gerente da Emater-RO de Rolim de Moura, engenheiro agrônomo Marcelo Santos Lopes, apresentou conceitos sobre a técnica que permite a transformação de restos orgânicos (sobras de alimentos em geral, podas de jardim, etc.) em adubo. Um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico, tendo como produto final o composto orgânico. “Os alunos e demais participantes tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência, na teoria e na prática, para mais um aprendizado no âmbito da agroecologia, levando para si as experiências e o conhecimento, além de poder aplicar nas propriedades de seus pais.”