Propriedade diversificada é referencia em tecnologia e produtividade
O sítio Morado da Serra, localizado no Km 6, da Linha 58, setor Serra dos Reis, em São Domingos do Guaporé, é considerado uma referencia na região no quesito propriedade diversificada. Pertencente a Geraldo Souza Ferreira, mais conhecido como “Baiano”, a propriedade começou a ser explorada em meados de 2004, inicialmente voltada para a pecuária de corte e cultura de subsistência. Ao longo do tempo a propriedade foi passando por transformações e atualmente é referência na produção de frutas e hortaliças na região do Vale do Guaporé, tendo hoje, como atividades principais, a produção de citros e de café conilon.
O produtor é considerado, atualmente, o maior produtor de laranjas do Vale do Guaporé. Sua propriedade possui uma área de 5,0 hectares de citros, laranjas nas variedades pêra, hamlin, lima e valência, e limão taiti. Em 2017, Geraldo produziu 140 toneladas de citrus que abasteceram os mercados de Costa Marques, São Francisco, Ji-Paraná e Porto Velho e a estimativa para esse ano é que chegue a 200 toneladas. A propriedade conta ainda com produção de abóboras cabotiá e bárbara, com uma produtividade média de 16 toneladas/ha. Lá também são produzidas melancia e batata doce, para abastecer o mercado local.
Um dos carros-chefes da propriedade é o café conilon clonal fertirrigado, produzido em uma área de 4,0 hectares que já estará entrando a partir deste ano de 2018, totalizando 8,0 hectares de área destinada à agricultura. O 1º Dia Especial da Cafeicultura realizado no dia 18 de maio, na propriedade contou com a presença de cerca de 150 pessoas entre produtores e autoridades locais que prestigiara o evento. Além de aprender mais sobre a cultura do café, os participantes tiveram a oportunidade de ver uma propriedade diversificada e lucrativa, referência em tecnologia e produtividade.