Dia Especial destaca importância do inhame para a agricultura familiar.
O crescimento do cultivo inhame por agricultores familiares de Alvorada do Oeste tem sido um dos principais fatores do fortalecimento econômico na região. A cultura vem ganhando mercado e tem atraído investidores em busca do produto para exportação.
Visando incentivar novos produtores e orientar os produtores rurais que já se dedicam ao cultivo da cultura, a Emater-RO promoveu no dia 9 de março, um Dia Especial sobre a Cultura do Inhame. O evento foi realizado na Linha 50, de propriedade do produtor Antonio Bezerra Torres, o popular “Gordo”.
O gerente regional do Vale do Guaporé Luciano Brandão falou da importância da cultura do inhame para a agricultura familiar e para a economia do município. “O inhame tem se tornando uma das potencialidades da região da 429″, disse ele, contando que hoje o município já conta até com uma associação de inhameiros: a Associação dos Agricultores Familiares e Produtores de Inhame de Alvorada (Aafepia).
Mais de 150 pessoas entre agricultores e autoridades participaram do evento. Durante as atividades foram proferidas palestras técnicas sobre preparo da área, plantio, controle de pragas e doenças, colheita mecanizada e comercialização. Na oportunidade, o gerente do escritório local da Emater-RO de Alvorada do Oeste, Geovani Tomiazi, anunciou o lançamento da segunda edição da cartilha revisada sobre o cultivo do inhame, elaborado pelos extensionista da Emater-RO.
Prestigiaram o evento os deputados estaduais Marcelino Tenório e Laerte Gomes, o representante regional do governo, Romildo Pereira e o prefeito de Alvorada do Oeste, Valter da Silva.