Seminário Rural debate pecuária de corte, de leite e piscicultura em Alvorada do Oeste
Mais de 400 pessoas entre agricultores, pecuaristas, piscicultores, acadêmicos e autoridades locais participaram do Seminário Rural sobre pecuária de corte, de leite e piscicultura, realizado pelo governo do Estado, no município de Alvorada do Oeste. O evento foi realizado na propriedade de Arnaldo Xavier de Oliveira, localizada no quilômetro 3 da Linha 64 daquele município, em uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO).
A propriedade que serviu de referência para a atividade conta com uma produção diária de 1700 litros de leite com 123 animais. “A meta é chegar a 3.000 litros por dia com 120 Animais até em 2019”, conta Luciano Brandão, gerente regional da Emater-RO no Território do Vale do Guaporé.
A área possui ainda 12 hectares de pastejo rotacionado irrigado e uma produção de 81.000 quilos de tambaqui em 12 hectares de lâmina d’água. “Toda essa melhoria na propriedade foi idealizada através do credito rural qualificado FNO do Banco da Amazônia liberado durante a 2ª Rondônia Rural Show em Ji-Paraná”, explica o gerente local da Emater-RO Geovani Tomiazzi Soares.
Durante o seminário foram proferidas palestras técnicas proferidas por profissionais especialistas da Emater-RO, da Nutrizon, da Universidade de Rondônia e da Facimed. O evento também contou com a parceria da iniciativa privada, através de suas representações locais, que contribuíram para a realização do seminário.