Emater-RO acompanha primeira inseminação artificial em propriedade no Vale do Anari
Cláudio de Souza Cortês, produtor rural, morador do sítio Baixo Alegre, localizado no Km 14 da gleba 17, lado direito da Linha C-70, em Vale do Anari, deu um grande passo visando à melhoria da qualidade do seu rebanho. Acompanhado por extensionistas da Emater-RO daquele município, realizou a primeira inseminação artificial em 12 de suas vacas. Dessas, dez receberam sêmen sexado do touro rincão, um touro reprodutor de qualidade reconhecida.
O programa de inseminação artificial é um programa de governo que visa o fortalecimento e a melhoria genética do rebanho leiteiro em propriedades da agricultura familiar. As técnicas de inseminação artificial têm sido repassadas aos inseminadores através de cursos de capacitação realizados pela Emater-RO ao longo dos últimos anos, buscando promover um aumento na produtividade e produção de leite com consequente melhoria da rentabilidade econômica na unidade familiar.
Segundo os extensionistas da Emater-RO, Bruno Bicalho e André Ferreira, na propriedade de Cláudio Cortês já foram realizados dois financiamentos através da linha de crédito Pronaf Mais Alimento, para investimento na bovinocultura. “Um desses financiamentos foi para a implantação do pasto rotacionado com irrigação, implantação de sala de ordenha, construção e cobertura de curral e aquisição de tanque de resfriamento e o segundo, para compra de 48 matrizes leiteiras”, diz André.
O produtor conta que há seis anos vem selecionando suas matrizes e que não fez a inseminação antes porque, para ele, “é preciso inseminar matrizes visando qualidade e não quantidade de animais”. Dez das vacas inseminadas receberam sêmen sexado disponibilizado através da parceria Emater-RO e Prefeitura de Vale de Anari.
Além de Cláudio Cortes, outros produtores rurais deverão receber sêmen sexados para melhoria de seus rebanhos leiteiros. Com o objetivo de incentivar o programa inseminar no município, a parceria Emater-RO/Prefeitura disponibilizou para os produtores rurais do município, 100 unidades de sêmen sexados. Esse compromisso foi firmado durante o Dia de Campo realizado recentemente na região com o objetivo de que, em pouco tempo, Vale do Anari possa obter um rebanho leiteiro de alto padrão genético com boa produtividade e qualidade de leite garantida.