Eventos massais potencializam a cultura do café clonal
A Emater-RO através do escritório regional do Vale do Guaporé realizou eventos em massa para intensificar a produção de café clonal na região. Foram realizados Dia de campo e Dia Especial nos municípios de Alvorada do Oeste, São Miguel do Guaporé e Seringueiras. Já está agendado para 18 de maior um evento para ser realizado em São Francisco do Guaporé.
Segundo o gerente regional da Emater-RO, Luciano Brandão, estes eventos visam potencializar a cultura do café na região e, além de oferecem palestras técnicas sobre a cafeicultura, também foi apresentada a demonstração de uma recolhedora de café. “Nos eventos ja realizados contamos com 1.130 produtores participantes e ao final de todos serão mais de 1.300”, afirma Brandão.
O gerente explica ainda que eventos deste porte visa capacitar um maior número de produtores, ja que não há condições de atender todos de forma individual. “As propriedades utilizadas são referenciais, acompanhadas pelas equipes locais da Emater, e nestes eventos servem de referência para os participantes”, diz citando como exemplo o sítio Nova Esperança, localizado no quilômetro 4,5 da Linha 102-Sul, em São Miguel do Guaporé. De propriedade do produtor rural Davi Ebert e sua família, essa propriedade possui 4,2 ha de lavaoura com café e uma produtividade de 130,9 sacas/ha.