Capacitação orienta geração de renda com processamento do leite e seus derivados
A Emater-RO, em parceria com Cooperativa Agropecuária de Produtores de leite e Café (Cooperleite), ofereceu às produtoras rurais de Ji-Paraná um curso de processamento de leite e seus derivados. O objetivo do curso foi contribui na melhoria da alimentação alimentar e aumentar a renda da família com a comercialização do excesso da produção.
O curso foi realizado na Linha 08, do Km 09 e contou com a participação de 17 produtoras rurais da região. “Todo leite utilizado no curso – 450 litros – foi patrocinado pela Cooperativa”, diz Eliene Novais, extensionista da Emater-RO.
Durante a capacitação foram processados os seguintes produtos: queijos frescal; meia cura; cabaça; trancinha; prato; mozarela; ricota; requeijão mineiro, light e cremoso; iogurte; e doce de leite do soro.
“A média para processar um quilo de queijo é 10 litros de leite”, explica ainda a extensionista, complementando: “se fizermos os cálculos, o que é mais lucrativo, vender o queijo ou o leite in natura?”
Fátima Janones, também extensionista da Emater-RO foi que ministrou o curso. Ela processa um quilo de queijo com cinco litros de leite. “O processamento do leite valoriza os derivados em até 300%, ou seja, em dados brutos, vender queijo é mais vantajoso que o leite.
Além de gerar renda os produtores podem verticalizar a produção e contribuir para a alimentação da família. As produtoras foram orientadas no sentido de implantar uma agroindústria em função do potencial local e a demanda observada pelas extensionistas.