Considerada a maior produtora de inhame do estado de Rondônia, a região do Vale do Guaporé conquista novos mercados para exportação da produção local. A visita realizada pela empresa exportadora Atlântica Comércio de Grãos, sediada no estado do Espírito Santo, à região trouxe grandes perspectivas para comércio direto com outros países e a certeza de que investir na cultura é um bom negócio para a economia local.

Satisfação dos produtores rurais e lavouras bem conduzidas.
Satisfação dos produtores rurais e lavouras bem conduzidas.

A Atlântica Comércio de Grãos, representada por Frederico Camargo, é responsável pela exportação de produtos brasileiros para os Estados Unidos. Com a parceria, viabilizada pela Emater-RO, a cultura do inhame seria comercializada de forma direta, pela empresa. “Hoje, a produção de inhame do Vale do Guaporé vem sendo absorvida por municípios como Ji-Paraná e Cacoal, e parte da sua comercialização é destinada ao nordeste, de lá, outra exportadora negocia o produto com países como Paquistão e Holanda. Com a exportadora Atlântica Comércio de Grãos, a compra será feita diretamente em nossa região”, explica Luciano Brandão, gerente da Emater-RO no Território do Vale do Guaporé.

A região do Vale do Guaporé, localizada basicamente às margens da BR-429, conta com 340 produtores de inhame nos municípios de Alvorada do Oeste, Seringueiras, São Miguel do Guaporé e São Francisco do Guaporé. Juntos, em uma área totalizando 562,4 hectares, eles produzem em média, 12.026,15 toneladas de inhame/ano, gerando uma renda de R$ 26.313.515,00, segundo dados obtidos na safra de 2016, fornecidos pela Emater-RO.

Segundo Luciano, a Emater-RO tem trabalhado com o objetivo de consolidar e fortalecer a cultura do inhame no estado. E, com a abertura de novos mercados a crescente demanda para consumo do inhame, os agricultores estão investindo cada vez mais na produção e na qualidade do produto. “Isso é muito importante, porque nosso produto está conquistando novos espaços no mercado.”

Estreitar relacionamento com as associações que representam os produtores rurais.
Estreitar relacionamento com as associações que representam os produtores rurais.

Acompanhado pelos extensionistas da Emater-RO, o representante da exportadora visitou várias propriedades produtoras de inhame e gostou do que viu. Segundo Frederico Camargo, a Emater-RO vem fazendo um brilhante trabalho. “É um grupo considerado de produtores que recebem assistência, e nota-se a satisfação dos produtores com excelentes lavouras bem conduzidas”.

Durante as diversas reuniões e visitas realizadas, Frederico pode verificar in loco a produção de inhame. “Nosso objetivo é estreitar nosso relacionamento com as associações que representam esses produtores para que possamos comprar o produto e atender nossos clientes na América do Norte, enfatiza.”

A Atlântica já sinalizou com a demanda de 27 mil quilos a cada 10 dias, quantidade essa que representa 10% da produção de inhame da região do Vale do Guaporé. Serão três contêineres ao mês, durante o ano inteiro. “Agora estamos trabalhando para nos adequarmos a essa necessidade e ver a melhor forma de ter o produto à disposição durante o ano todo.” Finaliza Luciano.

Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos:Esreg São Francisco do Guaporé
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/03/Inhame-de-Rondonia-desperta-interesse-de-exportadora_004-foto-EMATER-RO.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/03/Inhame-de-Rondonia-desperta-interesse-de-exportadora_004-foto-EMATER-RO-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasexportação,Inhame,produçãoConsiderada a maior produtora de inhame do estado de Rondônia, a região do Vale do Guaporé conquista novos mercados para exportação da produção local. A visita realizada pela empresa exportadora Atlântica Comércio de Grãos, sediada no estado do Espírito Santo, à região trouxe grandes perspectivas para comércio direto com...