Desktop3

Os agricultores reassentados por causa da formação do lago da hidroelétrica de Santo Antonio receberão assistência técnica para regularização ambiental de suas propriedades e terão o Cadastro Ambiental Rural (CAR) elaborado pela Emater-RO, os custos destas atividades serão cobertos pela Santo Antonio Energia, que firmou contrato com a Emater-RO para atender 300 agricultores da área de influencia do lago.

Os agricultores beneficiados são moradores dos reassentamentos Novo Engenho Velho, Riacho Azul, São Domingos, Morrinhos, Santa Rita e entorno do lago da hidrelétrica.

Santo Antonio Energia firmou contrato com a Emater-RO para atender 300 agricultores da área de influencia do lago.
Santo Antonio Energia firmou contrato com a Emater-RO para atender 300 agricultores da área de influencia do lago.

Os extensionistas da Emater-RO farão visitas técnicas para sensibilizar as famílias reassentadas focando as questões ambientais, e também utilizarão outros métodos educativos e de mobilização das comunidades para que em período de cinco meses, entre janeiro e maio deste ano trezentas famílias estejam plenamente regularizadas em relação ao Código Florestal Brasileiro.

Santo Antônio Hidrelétrica (Foto: Divulgação)
Santo Antônio Hidrelétrica (Foto: Divulgação)

Quando as propriedades estiverem georreferenciadas e com o CAR devidamente homologado, os agricultores e os órgãos ambientais poderão monitorá-las, inclusive com acompanhamento remoto através de programas de computadores conectados à internet.

As áreas de proteção ambiental permanente APP e reserva legal, bem como remanescentes de vegetação nativa serão delimitados, o que permitirá que se trace mapas digitais, que facilitam o planejamento das atividades na propriedade, cálculos de valor venal da terra e das culturas que a cobrem.

A Emater-RO já designou 3 técnicos que ficarão lotados no escritório regional de Porto Velho para atenderem prioritariamente os reassentados, para facilitar os desempenho de suas atividades terão a disposição para uso exclusivo, três computadores, uma impressora, um automóvel e uma motocicleta.

Texto: Enoque de Oliveira

Fotos: Robson Paiva / Santo Antônio Energia

 

 

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/01/DSC_0594-1024x729.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/01/DSC_0594-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERNotíciasOs agricultores reassentados por causa da formação do lago da hidroelétrica de Santo Antonio receberão assistência técnica para regularização ambiental de suas propriedades e terão o Cadastro Ambiental Rural (CAR) elaborado pela Emater-RO, os custos destas atividades serão cobertos pela Santo Antonio Energia, que firmou contrato com a Emater-RO...