Agropecuária de Rondônia mantém o ritmo em 2016
A produção agropecuária de Rondônia se destaca em qualquer comparativo que se faça quanto ao crescimento da produção e produtividade, em relação ao curto período histórico do Estado. Embora 2016 tenha sido um ano bicudo na economia, ainda se verificou crescimento na produção de carne, grãos, café e piscicultura entre outros.

Temos bons exemplos não apenas de crescimento, mas de desenvolvimento da agricultura, como é o caso do café, cultura que o serviço de assistência da Emater-RO vem recomendando a substituição das lavouras convencionais por cultivos de clones, que além de precoces, produzem até cinco vezes mais que as lavouras oriundas de sementes.
No caso do leite o destaque é a melhoria da qualidade, quando o governo do estado criou o Programa Proleite, tínhamos alto índice de rejeição de leite na plataforma do laticínio, por causa da acidez. Essa situação foi resolvida com orientação técnica, fomento e o incentivo ao crédito rural. Este ano, dos 31.743 produtores cadastrados, 24.258 já vendem seu leite resfriado em tanques de expansão, e o nível de rejeição do leite nos laticinios caiu para neveis irrisórios.

A Emater-RO encerra este ano ouvindo de seus gerentes, em reuniões com a diretoria, relatos orgulhosos pela contribuição da Ater ( Assistência Técnica e Extensão Rural) nos avanços na introdução de novas tecnologias, melhoria da produtividade, redução do desmatamento, e introdução de novos conceitos no campo, como: bem estar animal, regularidade ambiental e verticalização da produção via processamento agro-industrial familiar.

O presidente Francisco Mende Sá Barreto Coutinho, diz estar otimista com ano de 2017, o primeiro, depois da mudança na natureza jurídica da Emarter-RO para a entidade autárquica, mudança que não altera os objetivos, tão pouco as metas programadas, mas que certamente contribuirá ainda mais para o fortalecimento do setor produtivo do estado de Rondônia.

Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Robson Paiva/Irene Mendes
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/2016/12/28/agropecuaria-de-rondonia-mantem-o-ritmo-em-2016/DestaquesNotíciasA produção agropecuária de Rondônia se destaca em qualquer comparativo que se faça quanto ao crescimento da produção e produtividade, em relação ao curto período histórico do Estado. Embora 2016 tenha sido um ano bicudo na economia, ainda se verificou crescimento na produção de carne, grãos, café e piscicultura entre...Assessoria de Comunicação EMATERAssessoria de Comunicação EMATERascom@emater-ro.com.brAdministrator
