Maria Aparecida da Silva é uma agricultora familiar que trabalha com horticultura produzindo verduras e tubérculos em Cabixi, mas a vontade de fazer mais a deixou inquieta. Ela queria diversificar sua produção e aumentar a renda familiar. Foi assim que ela decidiu entrar para o ramo da panificação.

A intenção era vender para o comércio local e dar mais condições para a família.
A intenção era vender para o comércio local e dar mais condições para a família.

Com assistência técnica da Emater-RO na atividade agrícola, Maria ingressou no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) onde passou a vender a sua produção. Ali ela viu a oportunidade de fomentar ainda mais a renda familiar ampliando o ramo da atividade e passou a produz também pães e biscoitos caseiros. “A minha intenção era vender para o comércio local e com isso poder dar mais condições financeiras para a minha família”, diz a agricultora.

A atividade deu muito certo e para que ela pudesse produzir e fornecer um produto com melhor padrão de qualidade, recebeu orientações e participou de cursos de Boas Práticas para manipulação dos produtos, higienização, limpeza e desinfecção de utensílios e do ambiente, realizado pelos extensionistas da Emater-RO. A produtora também foi convidada a participar da oficina para manipulação de produto oferecido pelo Sebrae durante o Seminário Rural em Colorado do Oeste. “Tudo para trazer um diferencial para a sua atividade, agregando qualidade e valor ao produto”, explica o gerente local da Emater/Cabixi, Eliandro Marcio Perini.

Ainda com o apoio da Emater-RO, da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e da Prefeitura de Cabixi, e incentivo do governo estadual, através do Programa de Verticalização da Agricultura Familiar (Prove), a família conseguiu regularizar a primeira agroindústria de pães e biscoitos caseiros, passando a comercializar de forma legal os produtos no município. Com o selo do Prove, a atividade agroindústria passou a ser acompanhada pela Emater-RO e pela Vigilância Sanitária municipal que junto à produtora conquistaram o Selo de Certificação para a agroindústria e o Alvará de funcionamento, emitido pela Vigilância Sanitária municipal.

Com apoio do governo a produtora foi inserida no Prove.
Com apoio do governo a produtora foi inserida no Prove.

Hoje, a indústria de pães e biscoitos “Lima e Silva”, localizada na linha 12, quilômetro 6, sentido escondido, no Município de Cabixi-RO, tornou-se a primeira agroindústria no segmento de panificação no município. “O apoio da Emater-RO e da Seagri foi essencial para regularização da agroindústria”, diz Ademar Zeni, diretor da Vigilância Sanitária, salientando que a regularização é fundamental para que os produtos possam chegar até o consumidor final com boa qualidade e procedência conhecida, além de facilitar os trabalhos de fiscalização e cobrança pela Vigilância nas seções dos estabelecimentos comerciais.

O diretor enfatiza ainda, que a parceria com a Emater-RO visa facilitar para que outros produtores também possam legalizar sua produção. Ele destaca ainda que, para conseguir o Alvará os produtores devem seguir as recomendações que exige a legislação e para isso recomenda que procurem a Emater local ou a Vigilância Sanitária municipal para receber as orientações corretas, desde a escolha do local para construção até a aquisição dos equipamentos e instalação. “Com o apoio da Emater já conseguimos legalizar duas agroindústrias em Cabixi e pretendemos legalizar mais”, finalizou Ademar Zeni.

Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos: Esloc Cabixi
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2016/12/Panificadora-recebe-selo-de-certificacao-para-funcionamento-em-Cabixi-Fotos-EMATER-RO-2.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2016/12/Panificadora-recebe-selo-de-certificacao-para-funcionamento-em-Cabixi-Fotos-EMATER-RO-2-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,Agroindústria,Prove,selo de certificaçãoMaria Aparecida da Silva é uma agricultora familiar que trabalha com horticultura produzindo verduras e tubérculos em Cabixi, mas a vontade de fazer mais a deixou inquieta. Ela queria diversificar sua produção e aumentar a renda familiar. Foi assim que ela decidiu entrar para o ramo da panificação. Com assistência...