Dia Especial mostra técnicas de manejo de pastagem irrigada em Vilhena
Com o objetivo de melhorar o nível tecnológico das propriedades que desenvolvem atividade na pecuária leiteira na região do cone sul de Rondônia, a Emater-RO realizou, no último dia 27 de outubro, um Dia Especial sobre Manejo de Pastagem Irrigada. A atividade foi realizada no sítio Nasfly, situado na Linha 155, Lote 17, Cascalheira, no município de Vilhena, de propriedade do produtor rural Natalino Almeida de Souza.

Segundo os extensionistas da Emater-RO/Vilhena que coordenaram a atividade, essa propriedade conta hoje, com 16 vacas para ordenha e uma produção de 220 litros de leite/dia. Isso dá uma média de 13,75 litros de leite/dia/vaca, uma média considerada excelente para os padrões de Rondônia e a ação visou, principalmente, solucionar o problema da alimentação do rebanho no período de estiagem e elevar a produção de leite na região.
A pastagem irrigada é uma das alternativas utilizadas para incrementar a produção de carne e leite na propriedade e, consequentemente, aumentar o lucro gerado com a atividade. Entretanto, o manejo da pastagem irrigada não era levado em consideração e, sem o manejo adequado o resultado pode não ser aquilo que se esperava.
Desde que foi implantada a utilização dos diversos sistemas de manejo, seja nas pastagens ou em qualquer outra cultura, a preocupação era única e exclusivamente com o equipamento a ser utilizado. Porém, com tempo e com as inovações tecnológicas no mundo, percebeu-se que o manejo da irrigação era uma das atividades mais importantes para favorecer o manejo racional do sistema de produção animal.

A irrigação da pastagem, além de reduzir custos de produção, diminui o tempo gasto para alimentar o rebanho, principalmente quando comparada a alternativas de suplementação na estiagem. O motivo? utilização de uma área menor, além do uso de água de baixa qualidade e possibilidade de prolongar o período de pastejo durante a estação seca.
Durante o Dia Especial os extensionistas da Emater-RO procuraram mostrar aos participantes as técnicas utilizadas na propriedade e os resultados que o produtor vem obtendo com as orientações e assistência recebida. Cerca de 100 produtores rurais advindos de vários municípios do Cone Sul do estado assistiram a palestras sobre manejo de pastejo rotacionado, implantação de irrigação e adubação das pastagens, entre outros.
A parceria com empresas da iniciativa privada foi essencial para o bom desempenho da ação que contou ainda com a presença de autoridades e técnicos da área.
Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Cel. (69) 99204-0759
Fotos: Esloc Vilhena
EMATER-RO
