Curso ensina técnica de reaproveitamento de materiais descartáveis
“Conhecer e mostrar a arte e o artesanato que se faz, cria um sentido de valor próprio, autoestima e fortalece a identidade de um povo”. Esse é o pensamento das extensionistas da Emater-RO de Boa Vista do Pacarana ao descrever, com entusiasmo, as atividades que a instituição vem desenvolvendo com as mulheres e jovens rurais daquela comunidade.
O curso de decupagem foi realizado na igreja Padre Ezequiel Ramim, localizada na comunidade da Linha Rio da Prata e reuniu 13 participantes interessados em buscar novos conhecimentos. Durante as atividades foram trabalhadas técnicas de decupagem em materiais descartáveis como: garrafas de vidros, potes de plásticos, caixas de MDF e caixas de papel com utilização de guardanapos, tinta, barbantes, feltros e fitas de cetim.
Segundo a extensionista da Emater-RO, Virginia Paes, produzir artesanato em conjunto desenvolve um sentimento de união e cooperação entre as pessoas. Índia Joelma, também da Emater-RO, complementa que “buscar novos conhecimentos e capacitações é um esforço que abre a mente e alegra o coração. “A Criatividade foi surgindo e com isso elas viram que depois de transformado fica uma linda peça, que pode ser vendido como decoração ou mesmo para guardar objetos em casa”, explica.
Além de aprenderem a reciclar, aproveitando o que normalmente é descartado no lixo, buscou-se conscientizar os participantes que com essa prática eles estarão contribuindo também para o meio ambiente.